Como cuidar da saúde mental e ter uma vida mais plena?

Por Tratamento profissional Comente!
saúde mental

O número de pessoas que sofrem com transtornos psicológicos aumenta a cada ano. A boa notícia é que com dicas simples você pode melhorar o seu bem-estar e evitá-los.

Estamos prestes a iniciar um novo ano, e neste momento muitos estão gozando de férias ou fazendo uma pequena pausa. Então, que tal aproveitar do período para tirar um tempo para refletir, repensar e cuidar também da saúde mental?

Pensando nisso, listamos 4 dicas para você aprender a cuidar da sua saúde mental. Use-as para conquistar o seu equilíbrio emocional, bem estar e desenvolvimento pessoal.

04 dicas simples de como melhorar a sua saúde mental

A pressão por resultados, a rotina frenética em que vivemos e as expectativas para com o futuro podem gerar momentos de tristeza, ansiedade e estresse. Por isso, precisamos aprender a lidar com esses desafios de forma inteligente.

Assim como nosso corpo, a nossa saúde mental também precisa de cuidados e atenção. Aprenda como mantê-la em dia!

1 ) Faça algo por você todos os dias

A maneira com que nos sentimos com relação a nós mesmo pode dizer muito acerca do nosso estado psíquico. Por isso, quando nos sentimos bem, capazes e ativos temos a capacidade de melhorar o nosso humor, construir resiliência e aumentar o prazer geral que temos na vida.

É por isso também que ter encontros consigo mesmo diariamente é tão recomendado. Assistir o filme ou série favorita, ouvir músicas relaxantes, ler um livro, passear no parque… Enfim, seja o que for, tirar um tempo para fazer algo que você gosta é revigorante, ameniza os momentos de ansiedade e traz mais satisfação para sua rotina. Torne esses momentos um hábito daqui pra frente!

2) Exercite o corpo para cuidar da mente

Praticar exercícios físicos, como uma caminhada ou uma corrida, pode ajudar a diminuir a ansiedade, melhorar o humor e ajudar no equilíbrio da saúde mental, sabia? Ao colocar-se em movimento, o corpo libera endorfinas que aliviam o estresse e estimulam o humor, antes e depois dos treinos.

Procure, portanto, maneiras de inserir atividades físicas na sua rotina. Elas são poderosos antídotos contra os transtornos mentais.

Para melhores resultados, procure fazer pelo menos 30 minutos de exercícios todos os dias. Esse é um bom incentivo para você deixar o carro em casa de vez em quando ou subir as escadas do seu prédio a pé, não é mesmo?

3) Pratique a auto-observação

Acompanhar as nossas emoções e sentimentos dia após dia pode nos ajudar a encontrar padrões do nosso estado mental.

Quando fazemos isso conseguimos nos perceber melhor, saber como estamos nos sentindo e identificar como estão os nossos pensamentos, as nossas palavras e as nossas atitudes.

Portanto, saia do piloto automático para tornar-se mais consciente sobre aquilo que acontece dentro e fora de você.

4) Entenda que você merece receber ajuda

Quando expomos os nossos problemas e conversamos com outras pessoas podemos ver a situação de um outro ângulo. Assim, podemos repensar esses fatos, ressignificá-los e encará-los de forma mais positiva.

Além disso, podemos ganhar a confiança que precisamos para melhorar a nossa saúde mental. Portanto, lembre-se que aqueles que te amam vão tentar ao máximo te ajudar no que for preciso. Permita-se receber ajuda.

Não esqueça também de que não há ninguém melhor que um profissional especializado para dar um diagnóstico de algum problema emocional. Portanto, não tenha medo de procurar ajuda profissional se perceber que você não está conseguindo encontrar o equilíbrio emocional sozinho.

Agora que você já descobriu maneiras de melhorar a sua saúde mental, que tal incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo? Então, comente e compartilhe o conteúdo com seus amigos.

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