Como desenvolver a autoconfiança para vencer o medo de dirigir

Por medo de dirigir Comente!
Como desenvolver a autoconfiança

A chave para conquistar a autoconfiança está dentro de cada um de nós. Ao mudar pensamentos, mudamos sentimentos e ações, fazendo coisas que nem imaginávamos ser capazes de realizar.

Quando acreditamos em nós mesmos ficamos mais dispostos a testar coisas novas. Lidamos melhor com nossos medos, descobrimos nossas forças e limites pessoais e ainda desenvolvemos a capacidade de nos auto-regular. Mas, é bem provável que você conheça todos esses benefícios. O que talvez você esteja buscando são práticas, do tipo que você consiga exercitar e aprender como desenvolver a autoconfiança no seu dia a dia.

E é isso que você vai encontrar aqui. Portanto, para conquistar a autoconfiança e vencer o medo de dirigir comece testando as dicas que separamos para você neste artigo.

O que é a autoconfiança?

Ela é definida como um sentimento de confiança nas próprias habilidades, qualidades e julgamentos que se faz ao próprio respeito. Portanto, é essencial para a nossa saúde e bem estar psicológico.

A pessoa autoconfiante é segura de si e tende a ser bem sucedida em vários aspectos da sua vida. Isso porque, a confiança nos dá a base que a gente precisa para sair para o mundo e alcançar nossos objetivos.

Confiar em nós mesmos, portanto, é a chave para se colocar nas situações sem medo. É ela que nos permite fazer coisas que antes nem poderíamos imaginar que seríamos capazes.

Como desenvolver a autoconfiança e vencer o medo de dirigir

Quem deseja saber como desenvolver a autoconfiança precisa, primeiro, conhecer quais são as principais causas da sua insegurança.

Nessa realidade, muitos são os fatores que podem interferir para que isso aconteça. Dentre eles vamos conhecer três dos mais comuns:

O desconhecimento ou o conhecimento insuficiente

Quando algo é novo pra gente, é natural nos sentirmos inseguros. Trata-se de um mecanismo de defesa do nosso próprio organismo para que não nos coloquemos em alguma situação de risco.

Experiências anteriores mal sucedidas

Quando vivemos uma situação no passado que não foi muito positiva, ela pode gerar insegurança fazendo com que novos eventos sejam tratados com desconfiança.

Nossas crenças e valores

Aquilo que a gente acredita ser uma verdade, nossas crenças e valores, influenciam fortemente no que pensamos ser capazes de ser e fazer. Ou seja, a nossa mente é um fator determinante da confiança que temos em nós mesmos.

A influencia destes fatores pode ser a diferença entre o bom e o baixo desempenho das nossas capacidades reais.

Portanto, se você quer perder o medo e assumir a direção da sua vida é preciso treinar a sua mente para descobrir como desenvolver a autoconfiança.

Afinal, a confiança é algo que vem de dentro e precisa ser praticada de forma contínua e persistente.

Como exercitar essa habilidade em práticas diárias

  • Domine primeiramente a teoria, procurando reunir o máximo de conhecimento e trabalhe o seu emocional para ganhar confiança
  • Liste as coisas que você gosta e faz bem. Conscientizar-se dos seus talentos ajuda e muito a desenvolver a autoconfiança
  • Foque nos benefícios que você vai ganhar se conseguir perder o medo de dirigir. Quando você passa a enxergar os ganhos, os custos se tornam cada vez menores
  • Combata os pensamentos que te fazem se sentir pra baixo, substituindo-os por pensamentos positivos alternativos. Aqueles pensamentos do tipo, “eu não consigo dirigir”, “não sou boa o suficiente nisso” iniciam uma cadeia de outros pensamentos ruins, que vão gerar um sentimento também ruim e uma atitude que talvez você não queira ter. Nessas horas pensar “e se eu conseguir” ou então “ o que eu preciso fazer para conseguir” permite que você trace um plano de ação que vai fazer toda a diferença
  • Cuide da sua postura. Procure ter gestos e uma postura expansiva. Isso te ajuda a aumentar o nível de serotonina do cérebro, o que te deixa mais autoconfiante
  • Crie uma linha de conquistas e comemore cada passo dado. Ao invés de pensar lá na frente, na pessoa que você quer se tornar, valorize o processo e todo o seu esforço.

Para concluir, lembre-se que qualquer pessoa pode enfrentar problemas de confiança em um momento ou outro. Mas, se você perceber que esse sentimento está atrapalhando o seu dia a dia é hora de procurar ajuda. Permita-se ser feliz!

Tagged under:

Dê sua opinião!