Como lidar com a frustração de não passar na prova do DETRAN?

Como lidar com a frustração

O sentimento de frustração vem quando uma pessoa não alcança o que desejava e faz parte da vida. Mas, na prática ele pode ser mais intenso do que as palavras conseguem expressar. Ainda assim, lidar com ele pode ser menos doloroso do que você imagina.

Quando ingressamos em uma Autoescola o nosso objetivo principal é passar na prova do DETRAN. E que a tão sonhada habilitação para dirigir venha o mais rápido possível. Ou alguém discorda disso? Nessa expectativa, você há de concordar que nem sempre as coisas saem conforme o esperado, e por mais desapontado que o aluno possa ficar, a resposta no exame final pode ser negativa. Quando isso acontece, como lidar com a frustração ao saber que não passou no teste de direção?

Antes de descobrirmos juntos essa resposta, vamos dar dar um passo pra traz, para conhecer os motivos que podem levar a esse resultado.

Por que muitas pessoas não conseguem passar na prova de direção?

Muitas pessoas fazem diversas tentativas mas, ainda assim, não conseguem passar no teste de direção. Além da insegurança e do desapontamento com o resultado, muitas delas acabam desenvolvendo traumas que podem persistir por toda a vida se não tratados, afastando-as do sonho de dirigir.

Nessa realidade, o medo de errar é um dos sentimentos que mais atrapalha no resultado.

O nervosismo como o vilão dessa história

Preocupada, no momento da prova, a pessoa começa a somatizar sentimentos catastróficos, mantendo o seu foco no erro. Assim, entra num ciclo vicioso repetindo para si diversos pensamentos negativos e autodestrutivos, tais como “já errei X vezes” “vou errar de novo” e outros mais.

Ao criar essa imagem negativa, o corpo físico responde na mesma moeda. É onde a pessoa começa a suar frio, fica com as mãos trêmulas, tem palpitações e uma série de outras sensações negativas. Bem, o resultado final você já deve imaginar, uma sequência de tentativas frustradas.

Saber como lidar com a frustração pode ser menos complexo do que parece

Quando não conseguimos atingir o nosso objetivo, a frustração aparece e isso faz parte da vida. Basta imaginar algum momento em que você quis muito alguma coisa, mas no final, o resultado obtido não foi o esperado. Chato, decepcionante, dolorido… sim, pode ser. Mas, saber como lidar com a frustração não precisa ser assim tão complexo.

Diante de um cenário do tipo, é hora de entender a situação, aceitar a realidade e levar a experiência como lição para o futuro. E como fazer isso? É o que vamos mostrar a seguir:

Primeira dica: trabalhe as suas expectativas

Quanto maior a expectativa, maiores são as chances de você se decepcionar. Portanto, mantenha esse sentimento em um nível mais equilibrado.

Segunda dica: não tente esquivar-se do sentimento

Ao se frustrar, não é raro que a pessoa procure se esquivar da situação, como se esse sentimento não a trouxesse impacto. Ao fazer isso, você tende a internalizar sensações negativas. Como resultado, o problema pode nunca ser resolvido.

Terceira dica: não se lamente, siga adiante

Se colocar como vítima da situação não resolve nada, muito pelo contrário. Portanto, é preciso vencer esses sentimentos com maturidade e seguir adiante para não estacionar ali.

Quarta dica: aceite a realidade e a enxergue com otimismo

Procure refletir sobre a frustração, extraindo da situação o que ela pode te ensinar. Faça perguntas do tipo: o que me fez errar no teste? por que o nervosismo foi gerado? por que eu me senti assim? A partir dessas respostas trace novas metas e tente novos caminhos a partir da lição aprendida. Experimente, você pode e merece ser feliz!

Gostou das dicas sobre como lidar com a frustração mas não está conseguindo sair dessa sozinho? Então, faça contato para que possamos te ajudar.

Dê sua opinião!