Como usar a positividade para lidar melhor com o medo de dirigir

Por medo de dirigir Comente!
lidar melhor com o medo

Manter pensamentos positivos é diferente de negar as situações ruins, mas é a capacidade de aceitá-las e trabalhar para melhorá-las.

Você já reparou que algumas pessoas parecem ter uma tendência natural para enxergar a vida de forma mais positiva, apesar das dificuldades? Sob essa ótica tendem a lidar melhor com o medo, encarando os desafios com coragem para transformá-los em realizações.

É claro que nem sempre é fácil conseguir esses feitos, vendo o lado positivo das coisas, mesmo quando tudo parece dar errado.

Quando estamos aprendendo ou voltando a dirigir isso também acontece. Não conseguir assumir o volante, ou ainda reprovar na prova de direção pode gerar muita dor e sofrimento.

Mas, eu posso te dizer uma coisa: ser positivo é uma questão de escolha!

A vida é 10% o que acontece com você, e 90% como você reage a isso

A frase com que abrimos esse tópico é de Charles R. Swindoll e reforça muito bem a afirmação que fizemos anteriormente.

As emoções, tanto positivas quanto as negativas, chegam de um modo imprevisível e isso não está no nosso controle.

Mas, apesar de não sermos capazes de escolhê-las, podemos decidir como vamos reagir a elas. E é aí que está o segredo.

Quando experimentamos uma sensação positiva, ela tende a puxar outros pensamentos semelhantes, que funcionam como uma espiral lançando a gente pra cima.

Entretanto, o inverso também acontece. Quando alimentamos pensamentos negativos, essa espiral tende a jogar a gente pra baixo, somatizando pensamentos negativos.

Então, quanto mais você exercitar para manter seu foco no lado positivo das coisas, mais positividade você vai atrair.

Mas, o processo precisa ser autêntico. Tentar se enganar repetindo para si frases positivas, quando na verdade você está se rasgando por dentro, não vai funcionar.

Como você pode treinar a sua mente para ser mais positivo?

Treinar a mente para ser mais positivo fortalece o sistema imunológico e nos torna mais resilientes. Por consequência, também nos ajuda a lidar melhor com o medo para alcançar os nossos objetivos.

Mas, é bem provável que você já saiba disso. O que queremos é ajudar você de um jeito mais prático, para que você assuma de vez a direção da sua vida.

Mais do que pensar positivo, é importante sentir-se assim

Toda vez que você entrar no carro, procure se manter positivo, repetindo para si frases positivas e genuínas.

A questão não está nas frases propriamente ditas, mas na energia positiva que você gera dentro de si, quando acredita verdadeiramente nelas.

Para isso o que você diz precisa estar em sintonia com o que você está sentindo, do contrário não vai funcionar.

Não adianta repetir “estou confiante” quando na verdade você está com muito medo. Ao invés disso, seja mais tolerante consigo mesmo.

Aceite os seus sentimentos e tenha consciência de que você está em um processo de mudança. Na prática você pode fazer isso desse jeito:

Repetir para si “esse medo é temporário. O que ele pode me ensinar” ou ainda “ o que eu faria se não estivesse com medo”, ou  “o que eu posso fazer de diferente”.

Quando mais você exercitar essas frases no seu cotidiano, com o tempo, mais natural será para você enxergar o lado positivo em todas as coisas.

Tenha um plano B e antecipe-se contra a negatividade

Tem dias que estamos bem, em outros nem tanto. E isso faz parte da vida.

Sabendo disso, para lidar melhor com esses altos e baixos na sua luta para aprender a dirigir, procure traçar um plano B, nos dias em que você estiver se sentindo confiante.

Consultá-lo nos dias difíceis, vai te ajudar a enxergar para além da situação atual, despertando o seu potencial para a mudança.

Descubra e mude os hábitos que te causam estresse

Ver noticiários na TV te deixa ruim? Dormir pouco por noite faz você acordar péssimo no dia seguinte? Usar roupas que não te dão mobilidade te deixa desconfortável ao volante? A música no carro tira a sua concentração?

Descubra quais os hábitos que te incomodam e encontre uma forma de mudá-los para a mágica acontecer.

Mantenha-se na sua frequência

Já parou para observar que se deixamos nos levar pela emoção tendemos a entrar na energia dos outros?

Quando você está na direção e divide a carona com pessoas negativas isso também acontece. Então, mantenha os seus pensamentos e a suas atitudes o mais positivas possível, blindando-se contra a energia negativa dos outros.

Depois destas dicas queremos saber a sua opinião. Você costuma usar alguma técnica para lidar melhor com o medo? Existem pensamentos positivos que gosta de repetir para si mesmo? Conte pra gente nos comentários.

Tagged under:

Dê sua opinião!