Como melhorar nas aulas de direção e ter um bom desempenho ao volante

Como melhorar nas aulas de direção

O número de alunos que reprova no exame de habilitação para ser motorista é bastante alto. Em alguns estados chega a ultrapassar 70%.

No meio de tantos fatores que devemos dar atenção nas aulas de direção, controlar o nervosismo e a ansiedade está entre os mais importantes. Ao nutrir pensamentos negativos e autodestrutivos, nosso foco tende a se manter no erro e isso impede que a gente consiga enxergar com clareza as próprias aptidões. Mas e você, sabe como se manter calmo para melhorar nas aulas de direção e ter um bom desempenho?

O nervosismo é determinante para a reprovação no teste

Muitas pessoas tem o sonho de dirigir, porém, no temido exame de direção muitas travam, não conseguem passar e decidem abandonar o barco.

Nessa realidade, muitas razões podem levar ao fracasso. Muitos alunos encaram o teste de direção um obstáculo, outros enfrentam instrutores mal preparados, enquanto que alguns não dão a devida importância para as aulas.

Ainda assim, existe algo em comum nestes fatores e que tem peso decisivo na reprovação: o descontrole emocional. Temerosos e pouco confiantes, os alunos perdem o foco e aumentam as chances de errar.

E esse problema é mais grave entre as mulheres e os fatores fisiológicos explicam as diferenças.

Elas se estressam mais que os homens, se deprimem com mais facilidade e se sentem mais ansiosas. Mas, no dia a dia, dirigem melhor e são mais cuidadosas no trânsito.

Quais habilidades ajudam no bom desempenho do aluno?

Um bom motorista é alguém que consegue perceber a responsabilidade que tem na condução de um veículo.

Nessa lógica, o condutor precisa reunir algumas habilidades para ter um bom desempenho ao volante. Além do conhecimento técnico, atitude e controle emocional são fatores chaves nesse processo, entenda o porquê.

Controle emocional

Por mais otimista que você seja, é normal que durante um processo de aprendizagem a insegurança tome conta dos pensamentos.

Nessas horas é preciso saber como vencer os medos e não se deixar intimidar por algo que você se preparou para fazer. Lembre-se que o medo às vezes faz parte.

Em muitos casos ele pode ser apenas falta de confiança pelo que há de vir. Em outros, a origem pode estar na fobia de dirigir, exigindo ajuda profissional para superá-lo.

Domínio da teoria

Conhecer e entender as leis de trânsito dá a base que você precisa para saber como se portar na condução de um veículo.

Portanto, estude o material didático, preste atenção nas aulas e mantenha contato com o seu instrutor. Tire suas dúvidas e peça conselhos, tudo para se tranquilizar e saber como melhorar nas aulas de direção.

Comprometimento nas aulas

A ansiedade pelo bom desempenho acaba aumentando as chances do aluno errar. Portanto, é importante respeitar o próprio tempo e se comprometer com o próprio aprendizado.

Agindo assim você verá que a sua perícia ao volante vai melhorar e a sua confiança também. Ah, e se no meio do caminho perceber que você precisa fazer mais aulas, faça isso por você. Lembre-se que mais do que conseguir tirar a carteira de motorista o que importa é que você aprenda a dirigir.

Desempenho ao volante

Assim como em qualquer aprendizado, você precisa exercitar na prática o seu conhecimento para conseguir dominar essa aptidão.

Mas, isso não quer dizer que você tenha que enfrentar o trânsito logo de cara. Antes disso, você precisa se sentir seguro e ter domínio sobre o seu carro.

Um jeito simples de fazer isso, antes de assumir o volante, é exercitando algumas habilidades, como coordenação motora, atenção, foco, visão espacial e raciocínio. Coisas que você pode fazer no pátio da sua casa.

Já citamos alguns exemplos dessas práticas aqui no blog, vale fazer a leitura desse artigo se você quiser saber mais.

Ainda não está seguro sobre como melhorar nas aulas de direção?

Se mesmo depois dessas dicas, você achar que não está preparado para seguir sozinho nessa jornada, não tem problema. Estamos aqui para ajudar.

Com sessões de terapia cognitivo comportamental, hipnose clínica e outras técnicas você pode desenvolver a confiança que precisa para dar esse passo. Permita-se ir mais além!

Tagged under:

Dê sua opinião!