A terapia em grupo como tratamento para vencer o medo de dirigir

Como funciona a terapia em grupo? Esta é uma dúvida que muita gente mantém sobre essa prática terapêutica que tem ajudado muitas pessoas a enfrentarem o medo de dirigir.

Você provavelmente já ouviu falar sobre a terapia em grupo e sobre os benefícios desta prática para a superação do medo de dirigir.

Trata-se de uma abordagem na psicoterapia que busca empoderar pessoas que sofrem com esses pensamentos. Durante as sessões as pessoas trocam experiências, compartilham suas dores e sofrimentos e assim, juntas, se sentem mais fortes para enfrentar seus medos, passando a enxergá-los de forma diferente.

Mas, você já cogitou a possibilidade de aderir a esse tratamento? Ou até mesmo já se perguntou se você se identificaria com a técnica? Qual seria o propósito de compartilhar seus pensamentos com outras pessoas?

Nesse artigo, nós vamos te responder essas e outras dúvidas, para que você entenda como funciona a terapia em grupo e quais os impactos da técnica na superação do medo de dirigir.

Como funciona a terapia em grupo?

Neste formato de terapia o psicólogo atua como mediador, estimulando a troca de informações e a escuta genuína, sem críticas ou julgamentos.

No geral, os grupos são formados por pessoas já habilitadas, que sofrem com o medo de dirigir e por isso, não conseguem dirigir ou o fazem com muita dor e sofrimento.

Além da parte teórica, os integrantes recebem aulas práticas supervisionadas por um instrutor de trânsito.

A intenção com esse método é construir uma base emocional forte para que as pessoas possam, a partir daí, exercitar para ganhar perícia ao volante.

O medo e a insegurança são os grandes vilões que impedem a pessoa de dirigir, e não a falta de habilidade, como muitos acreditam ser. Por isso, essa união entre a psicologia e as aulas de direção é tão importante.

Por que a técnica é indicada no tratamento contra o medo de dirigir?

O grande propósito da terapia em grupo é auxiliar no desenvolvimento das competências cognitivas e comportamentais, visando a evolução pessoal.

Quando aplicada como tratamento contra o medo de dirigir, ela é capaz de grandes transformações. As pessoas se identificam umas com as outras, trocam experiências, se apoiam e com isso percebem que o seu problema não é isolado.

Ao enxergar que não estão sozinhas naquela situação se sentem encorajadas para promover a mudança que precisam, assumindo de fato a direção das suas vidas.

Os benefícios da terapia em grupo

Conhecer pessoas que estão enfrentando situações parecidas com as suas, com objetivos em comum é certamente uma das grandes vantagens da terapia em grupo.

Os integrantes conseguem superar a timidez e o receio de expor seus problemas pessoais porque se sentem acolhidos. Eles acabam se aproximando uns dos outros e com isso o cuidado e a cooperação aumenta entre eles.

Compartilhar esse tempo, acaba tornando os custos também menores. O que torna a terapia mais acessível a um maior número de pessoas.

Onde encontrar esse tipo de terapia?

Conhecer mais sobre a terapia em grupo é essencial, mas de nada adianta se você não souber onde encontrá-la, não é verdade?

Então, para finalizar queremos te fazer um convite: conheça a PsicoTrânsito e fique por dentro do que há de melhor em tratamentos para fobias relacionadas ao trânsito.

O método de tratamento utilizado é dividido em dois momentos, onde a terapia é combinada com as aulas práticas.

E para quem não se identificar com os grupos, tem a opção de realizar o tratamento individual, por meio da Terapia Cognitivo Comportamental e, de outras técnicas complementares, como a Hipnose Clínica e a Realidade Virtual.

Tagged under:

Dê sua opinião!